VIVENDO O EXTRAORDINÁRIO 6 - BATISMO NO ESPÍRITO SANTO: UMA VIDA DE PODER

Escrito por Orcina Fernandes

Atos 1.8: "mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra."

Ao ler o livro de Atos, logo no início, nossa atenção a esta fala de Jesus: "mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo..."
A palavra "poder" utilizada aqui, vem do grego dunamis que é raiz da palavra dinamite e que tem o sentido de energia dinâmica, constante, que não se altera, força, habilidade.  Dunamis é um poder sobrenatural que causa transformações, que muda as coisas, situações (Marcos 16.14-18 e Mateus 28.18-20). 

Vemos esse poder em operação em todo livro de Atos através da vida dos discípulos (Atos 4.33) e nos evangelhos vemos o dunamis em operação plena da vida de Jesus. E, de fato, este é o retrato da vida de Jesus: uma vida de poder.

Sendo Jesus nosso padrão, podemos (e devemos) ler os evangelhos, para entendermos e aprendermos com Ele andava e se movia com este poder. no Livro de Lucas lemos "o relato das coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar" (Atos 1.1-5) e no Livro de Atos, o cumprimento da promessa da vinda do Espírito Santo (Atos 1.5, João 14.16-31, João 16.1-24, Lucas 24.49).

Vemos claramente o dunamis em operação na vida de Pedro, logo depois de o Espírito ter vindo sobre ele e os que esperavam a promessa (Atos 1). Poucos dias antes ele estava amedrontado, negando a Jesus (Lucas 22.61-62) e então, estava cheio de ousadia (dunamis) testemunhando sobre Jesus (Atos 2.14-41). "E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (Atos 4.33)

É por causa da ação do Espírito Santo em nós e através de nós que podemos viver à maneira de Deus, sendo imitadores de Cristo, tendo não só nossas vidas sendo transformadas, mas sendo testemunhas e agentes de transformação na vida dos outros também, por causa do poder que o Espírito Santo nos concede ao vir sobre nós é que podemos viver o que Jesus disse aos discípulos: "aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará" (João 14.12).

Ele não estava disponível só para a primeira igreja, Ele está vivo, atuante  e disponível hoje. Ele é a promessa de Jesus: "eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo." (João 16.7-8). É através do poder disponível nEle que somos feitos testemunhas e que o Reino de Deus tem avançado. Começou em Jerusalém, alcançou a Judéia e tem se espalhado até os confins da terra.

LEITURA RECOMENDADA: Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos.
 

Imagem da ministração - VIVENDO O EXTRAORDINÁRIO 6 - BATISMO NO ESPÍRITO SANTO: UMA VIDA DE PODER  Voltar

Deixe seu Comentário